Administradora de condomínio é um conceito de empresa relativamente recente, se comparado com outros tipos de administradoras, como as imobiliárias por exemplo. Os condomínios são opções para pessoas e famílias que desejam desfrutar de mais segurança, mas também de mais conforto e comodidade.
Gerenciar e cuidar desses empreendimentos tem se tornado um desafio cada vez maior, tanto para os proprietários dos condomínios quanto para síndicos.
O que faz uma administradora de condomínio
Pensando nesse desafio, a administradora de condomínios surgiu para oferecer soluções para diferentes realidades de condomínios, contribuindo com a gestão das pessoas que habitam e operam no ambiente, além do espaço em si.
Atividades de uma administradora de condomínio
Mensalmente, são muitas as atividades que precisam ser feitas dentro de um condomínio, e elas variam de acordo com vários fatores, mas basicamente consideram:
- Perfil do público atendido;
- Quantidade de condôminos;
- Tipos de condomínios atendidos (residenciais, comerciais ou associações).
Cada tipo de cliente exigirá uma demanda diferente, com volume e tipos de serviços diferentes, que incluem atividades burocráticas, tais como:
- Assessoria administrativa ao síndico;
- Emissão e envio de boletos de arrecadações;
- Controle de contas a receber;
- Fechamento de balancetes;
- Participação em assembleia ordinária e extraordinária;
- Cobrança extrajudicial e controle de inadimplência;
- Cobrança judicial;
- Envio de comunicados de instruções aos condôminos e moradores;
- Envio de notificações ou multas por infração às normas do condomínio;
- Expedição da autorização de mudança;
- Expedição das reservas de áreas comuns;
- Atualização cadastral de condôminos;
- Controle e pagamento de contas do condomínio;
- Administração de pessoal (elaboração da folha de pagamento dos funcionários, férias, rescisões de contratos e guias de encargos sociais);
- Entrega de declarações obrigatórias;
- Entre outras.
Como funciona uma administradora de condomínio
Antes de contratar uma administradora de condomínio, é preciso entender quais são as dificuldades que precisam ser atendidas imediatamente, quais podem vir a ser necessárias num futuro próximo. Então, com essas informações em mãos, a administradora irá te oferecer um plano de atendimento que melhor irá suprir essas necessidades.
A administradora geralmente conta com departamentos especializados em facilitar o dia-a-dia da gestão dos condomínios, tais como: departamento pessoal, financeiro, administrativo e jurídico.
Além disso, a tecnologia também deve estar a serviço dos clientes, facilitando a gestão de espaços comuns, tais como salões de festa, churrasqueiras, piscinas, estacionamentos, entre outros.
Como resultado da divisão das responsabilidades, síndicos e condôminos deverão ganhar tempo para realizar o que realmente está atrelado diretamente às suas funções, promovendo um ambiente harmônico e agradável.
Sobre a Alfa Condomínios
A Alfa Condomínios é uma administradora de condomínios sediada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, com a missão de prestar serviços de administração de condomínios com precisão e qualidade, provendo informações fidedignas, conforto e segurança para síndicos, proprietários e moradores de condomínios.
Para saber mais sobre como podemos ajudar o seu condomínio, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e tire suas dúvidas sem compromisso.