A prestação de contas do condomínio é uma das principais responsabilidades do síndico, ajudando a garantir a transparência de sua gestão, além de assegurar uma postura ética que gera confiança nos condôminos.
Mas, afinal, o que é a prestação de contas e como o síndico pode realizá-la? Aqui, respondemos essas questões e falamos sobre a prestação. Confira e entenda como funciona!
O que é prestação de contas?
A prestação de contas é um demonstrativo de receitas e despesas que é apresentado aos condôminos mensalmente e em assembleia anual. Sua finalidade é permitir o acompanhamento de todas as movimentações financeiras das contas do condomínio.
De modo geral, é composta por relatórios que possibilitam identificar como o dinheiro do condomínio foi recebido e gasto. Além disso, permite realizar um planejamento financeiro para eventuais necessidades, tomando ações com base em dados.
Qual a importância da prestação de contas?
A prestação de contas é importante porque melhora a confiança dos condôminos na gestão do síndico e na administradora do condomínio, sobretudo no que se refere às finanças.
Paralelamente, também possibilita visualizar, de forma clara, melhorias implementadas e desafios superados durante a gestão, de modo a gerar a satisfação dos condôminos.
Quem faz a prestação de contas do condomínio?
De acordo com o Código Civil no artigo 1348, inciso VIII, a prestação de contas é feita pelo síndico e apresentada em assembleia geral. Deve ocorrer pelo menos uma vez ao ano ou sempre que um condômino exigir.
Mas, isso não quer dizer que somente o síndico elabora a prestação de contas. Na realidade, esse trabalho pode ser feito em conjunto com a administradora do condomínio e pode envolver o corpo diretivo.
A importância da documentação
A prestação de contas é feita com base em documentos que comprovam receitas e despesas do condomínio, abrangendo extratos bancários, comprovantes de pagamento e notas fiscais, por exemplo.
Se não tiver esses documentos, há a chance de colocar em dúvida toda a gestão do condomínio. Por isso, é extremamente importante organizar e arquivar essa documentação, seja física ou digital, para poder comprovar movimentações.
Como fazer a prestação de contas?
A prestação de contas do condomínio é composta por diferentes demonstrativos, como os relatórios de orçamento, receitas, despesas, inadimplência e balancete. Veja, a seguir, mais detalhes sobre cada um deles:
Orçamento
Relatório que faz um comparativo entre a previsão orçamentária do início da gestão e valores realmente gastos, para identificar se houve cumprimento de limites.
Receita
Trata-se do relatório que traz as arrecadações dos condôminos adimplentes, com informações sobre multas e juros por atraso, além de valores de locação de espaços comuns.
Despesas
Envolve a prestação de contas de despesas fixas, variáveis e extras, bem como as de emergência. Este relatório, inclusive, possibilita visualizar custos de manutenção do condomínio.
Inadimplência
Relatório que oferece um panorama geral da inadimplência no condomínio e possíveis ações a serem tomadas para reduzir esse índice e aumentar as receitas.
Balancete
O balancete é um relatório que tem como finalidade verificar o saldo de contas de um período determinado, abrangendo receitas e despesas, de modo a visualizar rápida e claramente se houve economia ou se a gestão gastou mais.
Vale reforçar que esses documentos são importantes porque possibilitam conferir e visualizar informações financeiras de maneira clara, sem levantar dúvidas sobre a gestão. Por isso, não deixe de apresentá-los!
Prestação de contas na Alfa Condomínios
Na Alfa Condomínios, adotamos um modelo de prestação de contas que permite visualizar essas informações do condomínio a qualquer momento, por meio digital, seja uma pasta atual ou de outro período já aprovado pela assembleia, garantindo total transparência aos condôminos.
Dessa forma, acreditamos melhorar a confiança na gestão do síndico e administradora e também tornar mais evidentes as melhorias realizadas ou obstáculos a serem superados pelo condomínio.