O dia a dia de um condomínio conta com uma série de imprevistos e eventuais problemas, sendo um deles a inadimplência. Muitos condôminos deixam de pagar o condomínio e as taxas pré-estabelecidas, trazendo problemas para o próprio condomínio e, também, para aqueles que estão com as contas em dia.
Cada condomínio possui um orçamento de gastos, quantia da taxa de fundo de reserva e mais, fazendo com que o valor final seja dividido entre os moradores. Quando um desses moradores não paga, o empreendimento pode ficar com um saldo negativo, fazendo com que, muitas vezes, os demais moradores tenham que pagar a mais por esse saldo negativo e que o síndico precise entrar com uma cobrança judicial.
Geralmente, quando esse pagamento é atrasado, o morador possui o prazo de 30 dias para quitar a dívida (com adição do valor de 2% de multa e 1% juros). O não pagamento pode acontecer por diversos motivos, porém, é mais comum que seja por dificuldades financeiras, vindo de desemprego ou de má gestão financeira, acontecendo ainda mais em momentos de crise, como o atual em que o mundo está vivendo.
Consequências de não pagar o condomínio
Não é tão simples deixar de pagar o condomínio, essa ação resulta em consequências, como:
⦁ Pagamento de juros e multas;
⦁ Protesto ou negativação;
⦁ Cobrança judicial;
⦁ Se o juiz der direito ao condomínio, o condômino inadimplente precisa pagar o valor estipulado em até três dias;
⦁ Os inadimplentes não têm direito a voto nas assembleias;
⦁ O condômino inadimplente poderá ter parte de sua conta bancária e imóveis penhorados, podendo até perder o seu imóvel caso não faça o pagamento.
Posso perder meu apartamento por não pagar o condomínio?
Atrasar o pagamento por três meses ou mais pode sim causar a perda do imóvel, já que o condomínio pode ingressar com uma ação judicial contra o condômino inadimplente.
Como resolver a inadimplência
Como foi possível observar acima, a inadimplência de condomínio causa diversas consequências negativas para todos os envolvidos (condomínio, condômino inadimplente e demais moradores), e, por isso, é preciso pensar em formas de tentar resolvê-la o quanto antes.
Aos inadimplentes, sejam transparentes e procurem negociar as dívidas o mais breve possível, se comprometendo a uma forma de pagamento, seja ela parcelada, antes que a situação chegue a ponto de uma cobrança judicial.
A Alfa Condomínios é uma empresa que presta serviços de administração de condomínios com qualidade e precisão, podendo te auxiliar nesse e em diversos outros momentos do dia a dia de um empreendimento.
Com planos que se encaixam no perfil e nas demandas de cada condomínio, a Alfa, junto ao próprio condomínio, desenvolverá as melhores práticas para ajudar em toda a gestão administrativa, proporcionando conforto e segurança a todos os envolvidos.