É comum que no valor da taxa de condomínio mensal pago para as manutenções do condomínio esteja incluído o fundo de reserva. Esse percentual de taxa pago todos os meses pelos moradores fica reservado para situações de imprevistos, emergências ou benfeitorias do condomínio.
Em outras palavras, o fundo de reserva é uma poupança do condomínio para eventuais despesas inesperadas. Esse fundo tem por objetivo garantir que todas as despesas – ordinárias e extraordinárias – sejam pagas e confere ao condomínio mais segurança financeira.
A importância deste fundo de reserva no condomínio
Muitos condomínios não separam um valor para o fundo de reserva, porém, é muito importante que se tenha, já que isso é uma estratégia financeira para que o condomínio se mantenha sempre em dia com suas contas, garantindo mais tranquilidade aos condôminos e moradores.
Por que muitos condomínios não conseguem criar ou manter este fundo?
Para que o fundo de reserva seja criado, além do percentual previsto na Convenção Condominial é preciso que os condôminos entrem em um consenso de que isso é importante e de que irá ser feito. O acordo pode acontecer por meio de votações nas Assembleias de condomínio, assim os condôminos votam a aprovação do fundo, e ele é criado.
Muitos moradores não entendem o porquê de criar esse fundo, e, então, votam em não cria-lo. Para isso, é interessante que seja mostrado aos condôminos a real importância dessa reserva de dinheiro.
Manter o fundo de reserva é outro desafio, já que requer uma boa gestão de condomínio, com pessoas que não violem regras e usem essa poupança para outras finalidades.
Riscos financeiros da falta de um fundo de reserva
Em casos de imprevistos em que o orçamento financeiro não cobre, como, por exemplo, canos estourados na estrutura do condomínio, o problema não poderá ser resolvido de imediato, ou, se for, isso precisará ser pago, gerando um desfalque no orçamento inicial. Nesse caso, uma opção para que a dívida seja paga é o rateio entre os moradores, porém, alguns deles podem não se sentir confortáveis para isso.
Ao pagar a taxa do fundo de reserva todos os meses junto o valor mensal já cobrado, esse desconforto não acontece.
Quem gerencia o fundo de reserva do condomínio
O fundo de reserva pode ser gerenciado pela administradora de condomínios contratada. Para isso, é importante que sua administradora seja de confiança para realizar esse trabalho da melhor maneira possível.
A Alfa Condomínios é uma empresa que presta serviços de administração de condomínios com qualidade e precisão, e pode te auxiliar nesse trabalho. Com planos que se encaixam no perfil de cada condomínio, a Alfa, junto ao próprio condomínio, desenvolverá as melhores práticas para ajudar em toda a gestão administrativa, proporcionando conforto e segurança a todos os envolvidos.