A gestão dos condomínios se aproxima, e muito, a de uma empresa. A legislação vigente impacta as edificações em diversos aspectos: trabalhista, fiscal, contábil, tributário e jurídico.
Portanto, trata-se de uma tarefa complexa que exige do síndico e do corpo diretivo alta capacidade administrativa e, sobretudo, planejamento.
Ter um planejamento orçamentário anual sólido é fundamental para manter o equilíbrio das contas de um condomínio.
Um condomínio com dívidas, inadimplência alta, passivos trabalhistas e problemas de fluxo de caixa é um empreendimento desvalorizado, e consequentemente as unidades residenciais contidas nele também.
Para eficiência da previsão ou planejamento orçamentário, é importante o condomínionão gastar mais do que arrecada. Do contrário, em pouco tempo será preciso utilizar o fundo de reserva para pagar as despesas correntes, caso não haja será necessário realizar arrecadações extras, e isso desgasta os condôminos e compromete o caixa.
O papel do síndico e da administradora no planejamento orçamentário anual
Os síndicos ainda precisam cuidar para que a cota mensal do condomínio paga pelos moradores se mantenha o mais estável possível ao longo do ano, com apoio da administradora.
Na Alfa, realizamos a previsão orçamentária com antecedência e submetemos esses itens à aprovação da assembleia.
Outra questão fundamental é planejar o rateio em 12 cotas, do dissídio dos funcionários e do pagamento de 13º salários e encargos. Desta forma, evita-se que o valor da cota condominial paga mensalmente pelos moradores possa sofrer aumentos nos últimos meses do ano em razão destas obrigações.
A folha de pagamento de um condomínio, somados salários e encargos representa, em média, 50% do total das despesas mensais. É preciso gerar oportunidades de melhoria e otimização de receitas escondidas em uma folha de pagamento mal gerenciada.
Planejamento e previsão orçamentária anual
Na Alfa,o planejamento de despesas também inclui verificar o índice histórico de inadimplência do condomínio e projetar esse déficit no orçamento, evitando, desta forma, maiores problemas com o fluxo de caixa.
O índice de inadimplência, se não projetado, é um sério risco para a saúde financeira do condomínio e para a capacidade de se pagar todas as contas em dia, utilizando-se apenas os recursos da arrecadação mensal ordinária.
É importante ainda que o síndico, juntamente com apoio dos funcionários do condomínio, verifique as datas de renovação dos contratos de manutenção e conservação, como de elevadores e bombas, por exemplo, para também projetar o índice de reajuste no orçamento do condomínio.
Uma previsão orçamentária adequada é fundamental para garantir o cumprimento do plano de trabalho do condomínio e a cobertura de todos os custos operacionais com funcionários, energia, água e prestadores de serviços, entre outros itens.
Por fim, para colocar em prática a boa gestão, a Alfa auxilia o síndico e corpo diretivo no planejamento do orçamento anual com antecedência, gerando mais assertividade na administração do condomínio.